Porque devo raspar a língua todos os dias em jejum?

Segundo a medicina Ayurveda, raspar a língua deve fazer parte da nossa rotina diária. Na língua é onde se concentram toxinas, bactérias, fungos. Quando dormimos o sistema digestivo permanece levemente em atividade, durante esse período o corpo entra em processo de remoção das toxinas que estão em excesso, assim como dos resíduos provenientes da má digestão dos alimentos ingeridos. Parte destes são “enviados” para a superfície da nossa língua. Se não raspar a língua, o organismo faz a reabsorção, desequilibra o organismo e o equilíbrio do indivíduo.

Os benefícios para o processo digestivo

A raspagem da superfície da língua melhora o processo digestivo.  Quando dormimos, nosso sistema digestivo permanece levemente em atividade, durante esse período o corpo entra em processo de remoção de toxinas que estão em excesso, assim como dos resíduos provenientes da má digestão dos alimentos ingeridos no jantar. Parte destes são “enviados” para a superfície da nossa língua.

O objetivo da raspar a língua é evitar que as toxinas sejam reabsorvidas pelo organismo e assim, agravar problemas respiratórios, digestivos, e, consequentemente, influenciar vitalidade.

Tendo em conta que a digestão começa na boca, através da identificação dos sabores, é importante remover as toxinas que podem prejudicar essa capacidade, além de produzir mau hálito. A limpeza também ativa a produção de saliva e promove o fogo digestivo (Agni) do corpo para ajudar na digestão ao longo do dia.

Como limpar?

Com um raspador de língua, que deve ser de cobre ou se ainda não tiver pode usar uma colher de aço inoxidável. Em jejum deve retirar a parte branca ou amarela da superfície da lingua e lavar, pelo menos 3 vezes, só depois disso deve ingerir agua. 

A raspagem deve ser feita todos os dias de manhã ao levantar e com o estômago vazio.

Principais benefícios

  • Combate o mau hálito;
  • Desintoxica o corpo;
  • Renova o paladar
  • Dentes e gengivas saudáveis;
  • Melhora o sistema imunitário;
  • Facilita a digestão;
  • Purifica a mente e o corpo. 

 Se não rasparmos a superfície da língua em jejum, os resíduos que lá se acumulam serão reabsorvidos pelo nosso organismo, entrando em um ciclo vicioso que só vai nos prejudicar.

 

Nota: é normal o cobre escurecer, regularmente pode fazer uma "papa" com sal grosso, farinha trigo, vinagre e limão para limpar o seu raspador de lingua.